Do início dos anos 2000 até cá, a nova ordem da música brasileira passa pela visibilidade dos artistas na Internet, autonomia sobre a própria carreira e pela necessidade de se trabalhar em plena sintonia com toda a cadeia produtiva. Entende-se por essa "cadeia" as etapas de ensaio, gravação, realização de shows, distribuição de material, divulgação, elaboração de projetos, entre outros pontos fundamentais para quem leva o trabalho artístico a sério. O músico não se isola mais dentro do processo e assim se integra à medida de suas capacidades.
É a partir desse contexto que o Soma – coletivo da música independente de Fortaleza (CE) – atua desde Julho de 2007. Uma alternativa para se refletir e trabalhar a cadeia produtiva da música na capital cearense. A partir do SOMA, acreditamos que a ação coletiva – reunindo várias pessoas em torno de interesses comuns – reduz as diferenças sociais e se justifica como um ponto de equilíbrio para o artista movimentar sua carreira mantendo certo nível de independência.
Hoje, concretamente, temos a seguinte proposta: realização de reuniões quinzenais, trazendo discussões na perspectiva da economia solidária e o planejamento de atividades cooperadas entre os participantes do coletivo, como: shows, coletâneas, lançamentos de material das bandas e artistas, oficinas, palestras, publicações, dentre outras.
Com isso, o Soma se propõe a construir um coletivo que se guia por princípios de solidariedade e pelo trabalho cooperativo entre os agentes dessa cadeia, sejam músicos, produtores, técnicos, comunicadores, o público interessado, e outros.
O Soma está organizado em três coordenações:
- Produção (Elaboração, montagem e realização dos eventos e produtos);
- Comunicação (Divulgação de eventos e produtos; gestão do fluxo de informação; além da relação do coletivo com a mídia e possíveis parceiros);
- Planejamento (Elaboração de projetos e organização institucional do coletivo);
- Comunicação (Divulgação de eventos e produtos; gestão do fluxo de informação; além da relação do coletivo com a mídia e possíveis parceiros);
- Planejamento (Elaboração de projetos e organização institucional do coletivo);
Atuarão como facilitadores nessas coordenações:
- Felipe Gurgel (Comunicação);
- Fernando (Dado) Pinheiro (Produção);
- Pablo Huascar (Planejamento);
- Rafael Bandeira (Produção);
- Talles Lucena (Produção).
- Fernando (Dado) Pinheiro (Produção);
- Pablo Huascar (Planejamento);
- Rafael Bandeira (Produção);
- Talles Lucena (Produção).
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